Segundo o site Restore Privacy, dados de 700 milhões de usuários do LinkedIn foram colocados à venda em um forum, tornando este o maior vazamento que se tem conhecimento sobre a rede social até hoje. O LINKEDIN E A PRIVACIDADE DE DADOS Muitas pessoas informam ao LinkedIn vários tipos de [...]
A SAP SE, maior fabricante de software da Europa, informou que vários de seus produtos de computação em nuvem não atendem aos padrões de segurança cibernética da empresa.
As vulnerabilidades afetam 9% dos 440.000 clientes da SAP, informou a companhia na segunda-feira dia 04 de maio de 2020. A empresa pretende corrigir os problemas encontrados no segundo trimestre 2020 para atender aos padrões de segurança estatutários ou contratualmente acordados.
Até o momento da publicação da notícia, não foram encontradas violações ou incidentes de segurança resultantes das deficiências que afetam produtos de empresas adquiridas pela SAP, incluindo SuccessFactors Inc., Concur Technologies Inc. e Callidus Software Inc.
A gigante do software encontrou problemas semelhantes nos produtos C4C / Sales Cloud, Cloud Platform e Analytics Cloud. Espera-se que o custo para correção das aplicações esteja incluído dentro da previsão orçamentária da empresa para 2020, informa a SAP.
VULNERABILIDADES CONHECIDAS
As soluções SAP, até o momento, apresentam 535 vulnerabilidades publicadas, considerando o período entre 2001 e 2020, de acordo com o CVE (Common Vulnerabilities and Explosure).
Do total de vulnerabilidades publicadas, 8% estão classificadas como alto impacto.
Um dado importante, que deve-se levar em consideração é o número elevado de vulnerabilidades do tipo de execução remota, como evidenciado no gráfico a seguir:
19% das vulnerabilidades publicas são referente a possibilidade de execução de comandos diretamente nos sistemas SAP. Por ser um sistema Middleware e, por conter informações sensíveis (Financeiras, Pessoais, etc.) sobre a empresa, há um grande interesse dos atores maliciosos em comprometer este tipo de sistema, pois, pode-se tornar um ponto de entrada para a rede, bem como fonte para aquisição de informações.
PROGRAMAS MALICIOSOS
Em breve consulta à portais especializados na divulgação de programas maliciosos, para explorar as vulnerabilidades divulgadas publicamente, foi encontrado uma lista contendo 156 itens. Dentre os programas divulgados, pode-se comprometer os sistemas SAP por meio de manipulação inadequada de comandos, injeção de códigos maliciosos, transposição dos controles de acesso, entre outros.
EXPOSIÇÃO DE INFORMAÇÕES
Informações publicadas no ultimo trimestre de 2019 apontam o vazamentos de informações a partir da exploração de configurações aplicadas, segundo a SAP, inadequadas, que permitiram a execução de uma coleção de ferramentas publicas. Tal conjunto de ferramentas foi utilizada, principalmente, para enumerar credenciais padrão e exposição de recursos que poderiam ser alcançados a partir de um navegador de Internet.
A abrangência do vazamento acometeu 50.000 empresas, das mais diversas áreas de atuação.
E COMO ME PROTEGER?
A CLARITY, por meio de seus especialistas, está preparada para auxiliar as empresas na identificação, priorização e mitigação dos riscos em sistemas críticos para o negócio, mapeando de modo holístico os processos, configurações e infraestrutura que suportam os sistemas do ERP.
Quantas vezes os executivos ou gerentes corporativos já trocaram informações sensíveis utilizando canais on-line apenas para decidir que é “sensível demais para enviar por e-mail?” Eles não utilizam a conversa ...