O provedor de serviços em tecnologia da informação, Cognizant, informou em uma teleconferência segunda semana de maio/2020 que um incidente de ransomware ocorrido em abril de 2020 afetará negativamente sua receita no segundo trimestre.
EXPECTATIVA DE PERDAS
Em conferencia para divulgação de resultados, a diretora financeira da Cognizant estimou o impacto do ataque nos resultados financeiros:
“Embora esperávamos que o impacto da receita relacionado ao problema de ransomware seja amplamente resolvido no meio do trimestre, antecipamos que a receita e o impacto de perda da margem correspondente estejam na faixa de US$ 50 milhões a US$ 70 milhões no trimestre”
A diretora financeira também espera que o incidente incorra em custos legais, de consultoria e outros imprevistos adicionais associados à investigação, restauração de serviços e correção da violação.
O CFO da Cognizant diz que a empresa se recuperou totalmente da infecção por ransomware e restaurou a maioria de seus serviços.
COM A PALAVRA, O CEO
Falando sobre o ataque na mesma conference call, o CEO da Cognizant, Brian Humphries, disse que o incidente causou impacto apenas na rede interna da empresa, mas não os sistemas dos clientes. Ele detalhou que o incidente com ransomware prejudicou o sistema que dá suporte ao trabalho dos funcionários em home office e também o provisionamento de laptops que a Cognizant estava usando para os funcionários externos durante a pandemia do COVID-19.
Na mesma conference call, o CEO afirmou que a equipe da empresa agiu rapidamente para derrubar todos os sistemas impactados, o que congelou o sistema de cobrança da Cognizant por um período de tempo. Segundo ele, alguns serviços ao cliente foram suspensos por precaução.
Em mensagem sobre a queda no faturamento. o CEO informou:
Após o ataque de ransomware, alguns clientes optaram por suspender nosso acesso às suas redes. Portanto, o faturamento foi impactado por um período de tempo, e o custo de interromper esses projetos permaneceu em nossa contabilidade”.
RISCO REAL
As empresas estão vendo hoje os ataques de ransomware como um risco real para os resultados. Os incidentes com malwares e virus tendem a causar danos à reputação da companhia, afetando os preços das ações e provocando perdas financeiras devido à diminuição de receita, pois, pode-se levar semanas ou meses para se recuperar totalmente.
E COMO ME PREVENIR?
A utilização de soluções avançadas para proteção de endpoints e servidores é fundamental para a proteção contra ameaças como ransomware e virus. Em tempos onde os virus estão surgindo mais rápido do que as soluções que realizam a identificação baseada em assinatura conseguem acompanhar, torna-se necessário a utilização de soluções baseada em comportamento e inteligencia artificial.
A CLARITY
A CLARITY, empresa especializada em serviços e produtos de cibersegurança, possui em seu porrifólio soluções avançadas para monitoramento e proteção de endpoints e rede, por meio da análise comportamental de dispositivos, independente do conhecimento prévio de assinaturas conhecidas.
Contate-nos por meio de nossa página de contato, ou envie um e-mail para: [email protected]
Fontes
- cisoadvisor.com.br
- zdnet.com