Segundo informações do jornal indiano Indian Times, o governo indiano proibiu 59 aplicativos chineses, incluindo as principais plataformas de mídia social, como TikTok, Helo e WeChat, a fim de combater a segurança sobre a privacidade oferecida por esses aplicativos.
Na lista de aplicativos banidos também constam o ShareIT, o navegador UC e o aplicativo de compras Clubfactory. O governo argumentou que os pedidos para bloqueio envolvem atividades prejudiciais à soberania, integridade e defesa da Índia, segurança do estado e ordem pública.
AS AÇÕES DO GOVERNO INDIANO
Além de banir os aplicativos, o governo proibiu as empresas responsáveis de invocar a seção 69A da Lei de Tecnologia da Informação, que lida com as disposições relevantes das Regras de Tecnologia da Informação de 2009.
O VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS CHINESES
A ação do governo indiano pode ser um grande golpe para as ambições das empresas chinesas, afetando em milhões de dólares o valor de mercado.
A ação de banir os aplicativos chineses por parte do governo indiano pode incentivar outros países a agir contra esses aplicativos, disseram fontes ao jornal indiano.
Um funcionário do alto escalão do governo informou que todos os aspectos foram antes de tomar a decisão. “Esses aplicativos existem há muito tempo e foram encontrados alguns problemas de privacidade e segurança com eles, incluindo riscos da saída de dados do país”.
O QUE DIZ O MINISTÉRIO DE ELETRÔNICOS E TI
Em declaração, o ministério de eletrônicos e TI (MEITY) disse que recebeu muitas reclamações de várias fontes, incluindo vários relatórios sobre o uso indevido de alguns aplicativos móveis disponíveis nas plataformas Android e iOS por roubar e transmitir clandestinamente os dados dos usuários de maneira não autorizada para servidores com localizações fora da Índia.
Em um destaque do comunicado emitido, o ministro informa que “Houveram preocupações intensas em aspectos relacionados à segurança dos dados e à proteção da privacidade de 130 indianos. Observou-se recentemente que tais preocupações também representam uma ameaça à soberania e segurança de nosso país ”.
A CLARITY
A CLARITY, empresa especializada em produtos e serviços de segurança da informação conta, em seu portfolio, com soluções avançadas para criptografia das comunicações, tanto por voz quanto por mensagem, e proteção de dispositivos móveis com o objetivo de preservar a integridade das informações armazenadas no smartphones e trocadas encontre as partes.
Contate-nos por meio de nossa página de contato, ou envie um e-mail para: [email protected]
Fonte:indiantimes.com