Segundo o site Restore Privacy, dados de 700 milhões de usuários do LinkedIn foram colocados à venda em um forum, tornando este o maior vazamento que se tem conhecimento sobre a rede social até hoje. O LINKEDIN E A PRIVACIDADE DE DADOS Muitas pessoas informam ao LinkedIn vários tipos de [...]
Segundo o site Hacker News, a Natura, a maior empresa de cosméticos do Brasil, permitiu que informações sobre pagamentos e pessoais de seus clientes pudessem ser acessadas acidentalmente. O volume de dados expostos pôde ser contabilizado em centenas de gigabytes.
Destaca-se que, o acesso às informações, foi realizado com sucesso sem a necessidade de autenticação prévia.
O VOLUME DE DADOS
O pesquisador de segurança da informação, que realizou o acesso aos dados , descobriu em Abril/2020 dois servidores hospedados na Amazon sem proteção – com 272 GB e 1,3 TB de tamanho – pertencentes à Natura. O volume de dados consistia em mais de 192 milhões de registros.
O QUE FOI POSSÍVEL ACESSAR?
De acordo com o relatório divulgado, os dados expostos incluem informações de identificação pessoal de 250.000 clientes da Natura, os cookies de acesso, além de arquivos contendo registros dos servidores e usuários.
O ponto de atenção mais relevante indica que as informações expostas também incluem detalhes da conta de pagamento Moip com tokens de acesso para quase 40.000 usuários do wirecard.com.br que os integraram às suas contas Natura.
“Cerca de 90% dos usuários eram clientes brasileiros, embora outras nacionalidades também estivessem presentes, incluindo clientes do Peru. O servidor comprometido continha logs de API de sites e aplicativos mobile, expondo todas as informações do ambiente de produção. Além disso, vários ‘buckets da Amazon’ foram mencionados no vazamento, incluindo documentos em PDF referentes a acordos formais entre várias partes “. Explica o pesquisador em nota
As informações expostas incluem:
Nome completo
Nome de solteira da mãe
Data de nascimento
Nacionalidade
Gênero
Credenciais de acesso criptografadas
Nome de usuário e apelido
Detalhes da conta MOIP
Credenciais parra acesso à API não criptografadas
Compras recentes
Número de telefone
E-mail e endereços físicos
Token de acesso para wirecard.com.br
NOTIFICAÇÃO À NATURA
O pesquisador tentou relatar as descobertas diretamente à empresa afetada em Abril/2020, mas não recebeu nenhuma resposta a tempo. Com a ausência de resposta por parte da Natura, foi solicitado à Amazon, a proteção dois servidores vulneráveis.
ALTERE SUA SENHA
Se você possui uma conta na Natura, é aconselhável manter-se vigilante contra roubo de identidade. Altere a senha de sua conta e acompanhe de perto as transações do cartão de pagamento para detectar sinais de qualquer atividade suspeita.
A CLARITY
A CLARITY, empresa especializada em produtos e serviços de segurança da informação conta, em seu portfolio, com soluções para monitoramento ativo e continuo de infraestrutura em nuvem, totalmente focada na proteção das informações e, consequentemente, do negócio.
Ao longo da última década, grandes violações de dados em todo o mundo ocorreram com crescente frequência. Há registros informando, pelo menos, 200 violações de dados documentadas desde 2005 e, ...